História do projeto

01/04/2013 00:11

                          

O QUE É CASA DO ALCOÓLATRA


 

O que é Casa do Alcoolatra?
    Pessoas como a mim que tomaram gosto pelo beber destrutivo,
não querem parar de beber – elas precisam paralisar com a bebida – 
então vão a um grupo de auto-ajuda geralmente acompanhado ou muitas vezes só de curioso 
ou ainda muitas vezes só mesmo para dar uma justificativa familiar ou social. – 
Quase sempre acabam por voltar a ingerir bebida alcoólica 
e a família por não agüentar mais acaba internando um alcoólatra numa clínica ou hospital de loucos 
– alguns casos a pessoa até desintoxica, acha que sarou e volta em algum tempo beber – 
piorando tudo de novo.

    Quando ingressei num grupo de auto-ajuda, percebi que já havia mais de 5.000 pessoas ingressadas
e que a freqüência era mais ou menos de 100 pessoas – 
depois de mais de vinte anos – são mais de 30 mil ingressantes 
e a freqüência é em média de 50 pessoas – portanto – muita gente não entendeu ou não soube aproveitar. 
Comecei a estudar (auto-ditada) alcoolismo e comportamento alcoólico 
– “Meus Deus já aprendi, percebi e vi coisa demais – tenho que ajudar”...

    Então, como já ajudei centenas de pessoas (alcoólicas) a sair das ruas, 
aproveitei uma casa de campo que tenho e resolvi a fazer a Casa do Alcoólatra – 
um ambiente feito de alcoólatra para alcoólatra, onde poderei ajudar meus iguais. 
Não tenho como repassar a minha experiência aqui pois é muita coisa – 
Já escrevi bastante e espero receber alcoólatras na minha casa e poder repassar o que aprendi para eles.

    Quando observei minha luta para paralisar com alcoolismo, 
não aceitando a idéia de ter que abandonar a bebida e nem me sujeitando a conselhos (sugestões) de outras pessoas 
percebi que fui obrigado (me obriguei) a apegar a uma ou outra pessoa onde eu sabia que poderia confiar 
(neste caso eu os chamo de padrinhos)
baseado apenas na minha (força de vontade) que na verdade era apenas boa vontade,
e vi que muitos não conseguiram e não conseguem por falta de apadrinhamento (pessoa que se dispõe a ajudar) 
e, eu não poderia ajudar tantas pessoas isoladamente. 

    Na tentativa de poder pagar o que estava recebendo (abstinência alcoólica) 
comecei a trabalhar com moradores de rua , apadrinhando-os, 
levando-os para minha casa dando banho, alimento, roupa e ocupação. 
Isto no passar de mais de 24 anos gerou um número enorme de gente que se recuperou 
num grupo de auto-ajuda e um bom apadrinhamento ou seja 
eu estava de uma certa forma pagando a Deus pelo meu abandono a bebida. 

Portanto isto aqui começou a funcionar. Com o passar do tempo, 
percebi que poderia fazer mais que ajudar moradores de rua (menos favorecidos)
que o meu objetivo era trabalhar com outras pessoas iguais a mim 
(preciso ajudar a outros bebedores-problemas assim como eu fui ajudado.
Pessoas que tem uma certa cultura, 
família que ainda se interessa e tem até um certo poder aquisitivo),
não estou descartando meus moradores de rua ,
é que agora depois de muitos anos ,
temos:

 

     Nesta hora eu me perguntei “ E MEUS IGUAIS” cadê eles? ,
será que estão abandonados ou sem chance,
internados como loucos em hospitais ou sendo lesados por clínicas que prometem cura do alcoolismo 
tenho que fazer alguma coisa e, com as tentativas e erros cheguei a seguinte conclusão:

     Vou transformar minha chácara numa HOSPERARIA para pessoas que querem ou precisam se recuperar do alcoolismo
– vamos freqüentar um grupo e auto-ajuda juntos,
assim eu continuo meu tratamento e ainda ajudo meu irmão que ainda sofre.

 

Os resultados não poderiam ser melhores,
vários irmãos que iriam para um hospital de loucos,
vieram para cá e hoje já conscientizados, agradecem a Deus pela CASA DO ALCOOLATRA

    Uns gostam de ficar aqui e vêm sempre outros foram para outros lugares mas conscientizados
que não podem ingerir álcool, freqüentam grupo de auto-ajuda e são grandes colaboradores com outros que precisam.

Acho que foi tudo que pedi a Deus “AJUDAR OUTROS IGUAIS A MIM” 
Pessoas que não querem paralisar, dão muito trabalho, acham que não precisam de ajuda,
mas por outro lado, pessoas carinhosas, lutadoras, boas de serviços 
– também gente igual a mim não acredita em grupo de auto-ajuda gratuito pois,
na minha mente tudo que é de graça não tem valor 
– hoje percebi que meu grupo de auto-ajuda não era de graça.

Assim que tomei conscientização que era alcoólatra, 
comecei a trabalhar e ajudar aos outros - 
portanto pessoas que assim que reconhecem seu erro passam a ajudar tanto que até gera desconfiança.
Mas no final sempre mostram seu valor.



 

                           

COMO FUNCIONA




Como Funciona?
Nosso método atual é assim:

  1. A pessoa tem que querer ajuda ou se comprometer a tentar paralisar e, enquanto estiver morando aqui se obriga a assistir todas reuniões de um grupo de auto-ajuda. – em média 57 reuniões mensais


  2. Durante os 30 primeiros dias a pessoa não sai. Não usa celular (mas pode usar o tel da casa) – não fica com dinheiro no bolso. Ocupa-se no que gosta de fazer (não obrigado) pode receber visitas a vontade desde que sejam pessoas que se interessam pela sua melhora.


  3. Após 30 dias (primeiro mês) a pessoa deverá passar dois dias na semana em casa ou seja, ela continua morando aqui, freqüentando as reuniões e visitando regularmente seus parentes e amigos – Desde que transmita confiança que esteja ou melhor que continue disposta a prosseguir o tratamento – Porém em caso de dúvida se a família achar que ainda a pessoa não consegue caminhar sem risco de ingerir bebida, ficará mais trinta dias sem sair.


  4. Após 60 dias, a pessoa deverá procurar organizar todos seus documentos – limpar seu nome (se for o caso) fazer um cheq-up médico – ir voltando as suas atividades profissionais calmamente – Em alguns casos , procurar emprego ou seja a pessoa poderá sair a vontade desde que freqüente as reuniões de auto-ajuda e durma aqui na casa.


  5. Depois disto aquela pessoa que iria se enlouquecer num hospital ou numa clínica, será mais um de meus irmãos e teremos mais um grande colaborador



                               

    QUAL É O RESULTADO




     

    Qual é o resultado?
    Alcoolismo não tem cura. Toda promessa de cura clínica é enganosa.
    Também as igrejas pouco podem fazer com pessoas que não reconhecem a doença alcoólica. 
    Se nem sabe que são doentes na primeira oportunidade , voltarão a beber.
    Então só tem uma saída

    - CONSCIENTIZAÇÃO -

    Todo alcoólatra consciente sabe que não é um mau elemento
    Sabe que é capaz de produzir melhor também sabe que 
    existe um Deus que nos ajuda.
    Coisa que o alcoólatra inconsciente nem dá conta de observar.

     



    A família é responsável Aqui é um ponto de apoio para a pessoa se conscientizar que é alcoólatra – que não pode ingerir bebida pois a disfunção começa ai.- Portanto uma reunião mensal com a família será indispensável



           Manoel Coutinho