Notas explicativas

11/02/2013 18:25

 

Notas explicativas –

 Sobre a ficha de Entrada ou recebimento de um irmão  –

Observar que está escrito em vermelho no início  – residência do Sr. J. Manoel Coutinho –  (casa de apoio ao alcoólatra) abstêmio do álcool deste 18/03/1982 – ajudando alcoólatras desde 27/10/1984 – portanto ninguém que entra nesta casa está sendo enganado. Todos, pessoa que vai morar, parente responsável e o proprietário ficam com uma via deste anexo.

DO CADASTRO

É preciso saber para quem estou cedendo uma vaga na minha casa – SE A PESSOA TEM INTERESSE EM ABANDONAR O ALCOOLISMO PELO TRATAMENTO EM GRUPO DE AUTO-AJUDA OU SEJA, O “AA” -  também é preciso saber qual a sua condição física e psicológica isto, independente de ser ou não alcoólatra toda pessoa ao ceder um espaço do seu lar, deve-se informar primeiro  -  é necessário saber se não tem doença infecto-contagiosa ou mesmo problema com a justiça – Então se observar – verá que o pretendente locatário declara e assina  de sã consciência sua própria condição. E, no verso um parente garante a  moradia do mesmo aqui assinando como um responsável o que pode se caracterizar em outras palavras um avalista.

DOS VALORES

1 Vaga - R$ 678,00 0 um salário mínimo para morar na minha casa no período dentro 30 dias – com os seguintes benefícios:  – sinuca - tóto – ping pong – jogos de dama – xadrez – piscina pequena 5x3 – campo de futebol (pelada)- quadra de peteca não oficial – pomar para descanso - TV por assinatura  100 canais – jogos peper wil (futebol na TV) – ducha com aquecedor solar livre, quantos banhos quiser – linha telefônica disponível -  máquina de lavar roupa disponível e ferro elétrico – acesso e direito ao uso da  internet – refeições e lanches livres (quantos quiser e na hora que tiver vontade)  - frutas variadas, legumes e verduras de primeira, refeições com carnes variadas e ovos todos os dias - vaga para dois alcoólatras no mesmo quarto com TV com antenas simples  e ventilador, –não aceito mais que dois em cada quarto  isto os dará um certo conforto  porém,  este só será aceito se a pessoa se comprometer a  freqüentar um grupo de auto-ajuda ao lado da casa – portanto este valor que nem sempre cobre as despesas é condicionado a pessoas que queiram usar alcoólicos anônimos para se tratar – Neste momento descarta-se todo objetivo de morar aqui como refúgio ou mesmo como local que se fica por não ter a onde ir - também caracteriza-se um aluguel e não um tratamento –

Portanto qualquer REDE HOTELEIRA que fornecer estas vantagens ou estes serviços a R$ 33,31 a diária E NÃO EXIGIR QUE A PESSOA FREQÜENTE UM GRUPO DE AUTO-AJUDA enviarei centenas de pessoas para lá – portanto isto aqui dá prejuízo

2 – Cesta básica R$ 195,00 ( cento e noventa e cinco reais ) – aqui é uma residência onde não deve faltar nada – então temos um gasto mensal de mais ou menos R$ 1.000,00 reais de sacolão ( não errei não, isto mesmo só de sacolão) nos damos ao luxo de frutas para substituir a obsessão alcoólica – legumes verduras a vontade -  também temos carne todos os dias  o que é mais ou menos  também uns R$ 1.000,00 mensais - baseado em alimentação saudável e balanceada:  carne de boi – porco – ave – e peixe – portanto quando vem a cesta básica  normal – ninguém nunca lembra que isto não vem – neste valor  está incluso tudo que não vem numa cesta – portanto se temos  de 10 a 15 moradores aqui   o valor arrecadado da cesta não cobre as despesas de alimentação e como sempre , fico com o prejuízo – Só que cada pessoa tem o direito de ir na cozinha e fazer seu próprio alimento QUANTAS VEZES TIVER COM FOME  (nossa como nós gastamos gás de cozinha aqui) – ou um se candidata a ficar na cozinha enquanto outro faz outra coisa que beneficie o cozinheiro (Exemplo: um pode lavar a roupa do outro – se o outro permitir):

3 – Cigarros para fumantes R$ 70,00 – alguém sabe o valor de um maço de cigarros? – pois é, então aqui geralmente tem pessoas que fumam mais de um maço, fumam dois e a até três maços por dia – se a família não tiver nada contra nem damos palpite – então mais uma vez o valor de 30 maços de cigarros a  R$ 70,00 – comprovadamente dá prejuízo

4 – higiene pessoal R$ 50,00 (opcional) a pessoa pode trazer e não pagar nada – a pessoa pode pagar e deixar que dêem  o seguintes itens: Higiene pessoal - (providenciar ou negociar) -Pasta de dente – escova de dente- sabonetes -  presto barba – pente – absorvente – xampu e condicionador – cotonete – toalhas de banho – bucha – cortador de unha – desodorante rollon – fio dental ou corega pra quem usa dentadura. – Isqueiro – Complemento: Talheres semi descartáveis – luva plástica – touca de banho sabão em pedra e sabão em pó.

SUGESTÃO – traga suas roupas de cama ( nem sempre as pessoas trazem) – mais uma vez, prejuízo neste item

DAS NORMAS – observar que todas as normas são protecionistas, DESENVOLVIDAS ATRÁVES DE ERROS E ACERTOS, qualquer morador que quiser mudar as normas pode é só expor os motivos e discutirmos numa democracia  - Porém estas normas já foram discutidas e aceitas por todos moradores – fazemos uma reunião da casa dotas as quintas-feiras – tipo reunião de condomínio onde todos que tiverem suas reclamações deverão expor para que a residência de um não prejudique o bem estar do outro

DAS INFORMAÇÕES ÚTEIS –

A pessoa poderá passar aqui até três dias para ver se interessa ou não fazer este tipo de tratamento, ou seja, morar aqui para FREQUENTAR O AA

OBSERVAÇÃO - Mas o que acontece com pessoas que não podem pagar? A Fiscal já fez esta sindicância – eu dificilmente jogo um irmão alcoólatra na rua por falta de dinheiro – eu tento o máximo possível ajudar – dou desconto, deixo alguns ficarem de graça mesmo – luto, brigo com a família – faço planos individuais, ou seja, eu preciso continuar ajudando - Faço isto porque outros alcoólatras me ajudaram gratuitamente – então quero continuar ajudando – enquanto tento ajudar outro até esqueço que sou alcoólatra – 30 anos abstêmio graças a Deus - minha residência foi, é e será sempre dividida com alcoólatras.

Nunca pensei que um dia teria que me expor tanto – se tomo prejuízo na mensalidade, prejuízo nas cestas básicas, nos cigarros e na higiene pessoal qual é meu interesse nisto?

Simples – o AA salvou minha vida e da minha família com isto, evitando o primeiro gole e freqüentando as reuniões pude refazer minha vida e criar meu filhos com muita dignidade - mesmo assim há 12 anos atrás o AA tava sendo muito criticado – estudei e percebi que tudo não passava de desinformação ou ignorância por falta de ler o que nosso fundador já deixou escrito ou ainda  má interpretação das literaturas  - resolvi assumir como coordenador de um grupo e paralelamente fui estudando o AA (autodidata). – Porém não era fácil mudar a mentalidade de antigos radicais – implantar sistemas e definir novos rumos, pois isto em AA isto  funciona somente como modelo ou referencia nunca como comando ou imposição  - Depois de ser coordenador de três grupos de AA  acabei por montar um AA ao lado da minha casa” Grupo Prosperidade” – com muita luta e sofrendo grandes combates de outros desinformados acabei por ter um espaço simples para as literaturas  outro espaço para nossa terapia e mais um espaço atual para socialização – só que para começar este grupo, como já foi dito , catei mendigos na rua e coloquei para dentro da minha casa para que freqüentassem o AA e se recuperassem do alcoolismo. E assim começou mais um trabalho altamente ESPIRITUAL – portanto tenho o hábito de dizer que hoje tenho uma religião (AA não é não foi e nem nunca será uma religião) – mas encontrei Deus dentro duma sala de AA e o nosso 12º. Passo diz: ”tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólatras que ainda sofrem e praticar estes princípios em todas as nossas atividades” -  então o que eu posso fazer é o seguinte : abrir as portas da minha casa, dar orientações gratuitas, tentar não deixar que meu irmão alcoólatra seja roubado com falsas promessas de cura, contribuir para que nosso grupo continue aberto – O que eu ganho com isto? – um Deus maravilhoso que sem mesmo que eu peça me ajuda em tudo – anjos maravilhosos (AAs já falecidos) que com certeza me dão maior força – milhares de irmãos pela dor onde dividimos nossos pesos com a missão de um ajudar o outro um dia de cada vez - uma família que era pra ser dizimada altamente  encaminhada – em resumo o que eu ganho ajudando é muita paz e uma vida maravilhosa com DEUS  no meu coração. Como alcoólatra EU NÃO TENHO UMA PROFISSÃO, EU TENHO UMA MISSÃO.

 

Necessito: toda orientação possível para que retire tudo que se relacionar ao profissionalismo – para eu continuar abstêmio necessito ajudar outros alcoólatras – por isto oriento gratuitamente a qualquer alcoólatra morador ou não da casa – profissionalismo não só me atrapalhará como também não deixará que eu retribua o que eu recebi de graça.

Manoel Coutinho